sábado, 14 de maio de 2011

Orgulho de ser Brasileira!


O Brasil é um país especial. O mundo todo reconhece e se espanta com a capacidade que temos de conviver bem com as diferenças, mesmo em um território tão vasto (estamos entre os dez maiores do mundo). Um pequeno giro no globo e podemos constatar inúmeros e graves conflitos entre populações de um mesmo país, seja por motivos econômicos, religiosos ou culturais. Aqui não temos essa formação, nos consolidamos como uma Nação unificada política e culturalmente.
Foram tortuosos os caminhos que nos levaram a essa construção. Desde as primeiras incursões dos bandeirantes e dos jesuítas, passando pelos vários motins e revoltas durante o império e a construção de uma República gigante, várias foram as batalhas enfrentadas para que o nosso país preservasse sua geografia como temos hoje.
O fato é que hoje falamos todos a mesma língua, somos regidos pelas mesmas regras jurídicas, nos reconhecemos membros de uma mesma Nação. Acredito que esta condição nos faz fortes, faz do Brasil um país de imensas riquezas naturais e culturais. Algumas diferenças existem, o que é natural num território tão imenso. São sotaques, temperos, hábitos e um jeitinho especial de cada região, que não são um obstáculos ao diálogo fraterno, mas pelo contrário, nos dão mais orgulho de fazer parte de um povo tão rico.



Infelizmente, temos visto manifestações de preconceito e intolerância das mais variadas formas, contra as diferenças. Por motivos de religião, política e até futebol, tentam criar no Brasil um sentimento que não existe: o de que aqui convivem vários e diferentes povos que devem se digladiar ou de que os problemas de determinada região são causados por outra região. Esse tipo de pensamento é minoria, mas causa revolta quando manifestado, pois são orquestrados por aqueles que querem ver o Brasil dividido e por vezes se utilizam de pessoas desavisadas para dissemina-los. Querem “importar” de outros países a ideia da luta de “raças contra raça”, “norte contra sul”.
Não existem duas raças ou qualidade de Brasileiros. Sem fechar os olhos para as diferenças fruto da luta de classes, é fato que somos um país de um povo só. Lutamos para ter uma vida melhor, enfrentando as inúmeras dificuldades e tentativas de divisão do nosso país e apoderamento das nossas riquezas por parte de obscuros interesses internacionais.
As grandes revoluções socialistas em todo o mundo se fizeram tendo como bandeira a defesa do povo e da Nação. Acredito que a construção um povo forte e uma Nação Soberana são passos importantes para mudanças verdadeiras nas estruturas de qualquer país. Defendo e amo meu país. Porém ser nacionalista não é fechar os olhos para as diferenças nem para os problemas brasileiros, mas reconhece-los e trabalhar para resolver o que deve ser resolvido e conciliar o que deve ser conciliado.
Tenho orgulho de ser Brasileira!
P.S. Um abraço especial a todos os amigos do Norte, Centro-oeste, Sul e Sudeste. Sempre fui bem recebida aonde cheguei e tratada com respeito e carinho por todos eles. Perto disso, provocações preconceituosas contra nordestinos tornam-se pequenas e sem importância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário